11 de março de 2015

O programa PET
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado na CAPES-MEC em 1979. Inicialmente recebia o nome de Programa Especial de Treinamento, porém as características do sistema propiciaram a mudança em sua denominação.
Em 2006, o PET passou a ser coordenado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu). No Brasil, PET conta com 779 grupos distribuídos entre 114 Instituições de Ensino Superior distribuídas entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas regiões geográficas do país.
O programa foi criado com o objetivo de intervir na graduação, fornecendo aos acadêmicos uma formação adicional por meio de atividades que os auxiliem tanto em sua vida acadêmica quanto profissional. Sob orientação de um professor tutor, os alunos participantes do PET realizam diversos tipos de atividades apoiados na tríade ensino, pesquisa e extensão. As tarefas realizadas pelo grupo atingem diretamente outras pessoas, fazendo necessário o desenvolvimento de senso de responsabilidade, iniciativa e trabalho em equipe.
Os aspectos citados anteriormente podem ser reforçados e confirmados por uma avaliação feita pela CAPES. O órgão concluiu que o programa é uma das iniciativas mais consistentes e produtivas no sentido de estimular os estudantes a melhorar a qualidade do ensino de graduação no país e as relações com a comunidade. A história do programa é de grandes lutas pela sobrevivência e pretendemos continuar escrevendo-a da melhor forma, buscando sempre aprimorar este satisfatório trabalho e consequentemente a educação brasileira.

O PET Engenharia Química
O PET engenharia química foi criado em novembro de 1991. Trabalhamos, atualmente, com 17 petianos (membros) coordenados por um professor tutor.
Nossos membros estão divididos em quatro dos cinco anos de graduação da engenharia química. Temos seis petianos do segundo ano, cinco do terceiro ano, seis do quarto ano, permitindo assim que o conhecimento e nossa cultura seja sempre mantida e aprimorada dentro do grupo.
Com a finalidade de atender os objetivos do programa realizamos cursos ministrados pelos próprios membros e organizamos cursos de ministrantes externos para complementar a formação acadêmica dos graduandos de engenharia química. Promovemos visitas técnicas às indústrias da região para aproximar o graduando da vida profissional. Organizamos palestras e eventos para trazer assuntos diferenciados e importantes para complementar a formação de nossos graduandos. Para aproximar o PET da comunidade realizamos o PET na praça, em que levamos informações sobre nosso curso para a socidade em apresentações e realizamos o PET nas escolas, no qual promovemos gincanas que buscam fomentar o interesse dos alunos no ensino superior.

   Missão
      O PET-Engenharia Química tem como missão:
   Atuar como agente transformador do universo acadêmico, difundindo oportunidades que ampliem os horizontes do conhecimento, de modo a promover uma formação diversificada e consciente.

  Visão
Trabalhar de forma transparente nas mais variadas áreas do conhecimento, a fim de incluir a graduação e outras instituições em nossas atividades e, assim, consolidar a renovação do grupo.

  Valores
- Comprometimento
- Horizontalidade
- Inovação
- Profissionalismo
- Resiliência
- Sinergia
- Transparência

0 comentários:

Postar um comentário