17 de fevereiro de 2014

Depoimentos


Depoimento de um Egresso

Quando fui admitido no PET, não tinha grande noção da importância que esse grupo teria em minha formação como cidadão e profissional nem mesmo sabia dos grandes amigos que estavam por vir.
As atividades das quais participei me expuseram em situações que eu não estava realmente preparado para enfrentar e que precisei superar cada falta de habilidade e conhecimento para entregar tarefas com qualidade que, posteriormente, me trouxeram evolução e satisfação. Ao longo dos meses, além de crescer pessoal e profissionalmente, influenciei pessoas que me admiravam e que se espelhavam em mim, o que me trazia muita motivação para continuar a tornar o programa cada vez melhor e, consequentemente, agregar valor à graduação e compartilhar cada vez mais.
Pela abertura que todos os participantes tinham em opinar e sugerir, aprendi a ouvir, refletir, comentar, sugerir e até mesmo discutir assuntos importantes. O fluxo de conhecimento era transmitido do mais experiente para o menos experiente e essa estrutura era algo que eu realmente admirava no programa. Ao longo do tempo, os participantes poderiam aprender a aprender e depois aprender a ensinar, assim como aprender a gerenciar diversas atividades.
Pelas experiências que tive na universidade, considerei o PET o programa mais completo, com mais possibilidades de crescimento e aprendizado, uma vez que envolvia a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Dentro de cada uma delas, eu pude me desenvolver e ajudar a desenvolver os outros Petianos. Essa característica gerava experiências das mais diversas que eu simplesmente adorava.
Hoje, por toda a experiência adquirida ao participar do PET, considero-me, hoje, uma pessoa muito mais completa, mais humana, mais humilde, mais cidadã, mais responsável e principalmente com muito mais pessoas importantes ao meu redor que hoje eu as chamo de verdadeiros amigos, pois o PET gera uma verdadeira família.

Vandré Cordaço Tiski
Petiano de 2010 a 2012


Depoimento de um Ex-Sempre Petiano

Em síntese, Lucas Bonfim Rocha sempre procurou participar de atividades extra curriculares durante sua graduação com o objetivo de aperfeiçoar seu currículo e desenvolver habilidades exigidas pelo mercado de trabalho que não são ofertadas durante o curso a um Engenheiro Químico. Participou do PET (Programa de Educação Tutorial) de 03/2010 a 12/2012 como bolsista CAPES, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ao longo da singular experiência proporcionada pela sua participação no PET, conseguiu aprimorar o conhecimento e a visão sobre a abrangente área de atuação do Engenheiro Químico, bem como em outras áreas do conhecimento, por meio de atividades em conjunto com os demais grupos da universidade.
Durante este período desenvolveu diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão, buscando sempre trazer aos acadêmicos da graduação o possível em complementações e melhorias ao curso. Participou de um projeto de pesquisa (IC) – “Cálculo de Entropia de Excesso para sistemas não ideais utilizando equações de Estado que representam o sistema Etanol/Água.”, de um projeto de extensão – “Identificação de açúcar no algodão em pluma e validação do método CHT da Indústria de Fios da Cooperativa Agroindustrial de Maringá.”, de um projeto de ensino – “Utilização do Excel nas disciplinas de Introdução de Engenharia Química e Fundamentos de Engenharia Química.”, da organização de eventos, congressos e visitas técnicas, ministrou diversos cursos, seminários e palestras, aprimorou o trabalho em equipe, descobriu a importância da implantação e uso de ferramentas do controle de qualidade e do gerenciamento de recursos humanos e desenvolveu o senso de liderança atuando como líder do grupo durante o ano de 2012. Após a conclusão da graduação (2013) iniciou o mestrado na UEM em 2014 como pesquisador na área de Processos de Separação e Otimização de Processos, realizando uma estância na Universitat Rovira i Virgili (URV-Espanha), dando ênfase no processo de produção de etanol via fermentação alcoólica.

Lucas Bonfim Rocha
Petiano de 2010 a 2012


Relato de uma Egressa

Eu, Juliana Belincanta, estive desde a graduação envolvida com pesquisa na universidade. De 03/1998 a 03/2001 participei do PET (Programa Especial de Treinamento) como bolsista CAPES, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Das atividades do PET, entre outras, participei de projetos de pesquisa (iniciação científica - Estudo da Eficiência do Processo de Pasteurização utilizando-se Leite e Sucos, de 08/1999 a 03/2001, Estudo da Influência de Efeitos Difusivos na Troca Iônica Dinâmica em Leito Fixo de Cr+3 em zeólitas NaY de 08/1998 a 08/1999), da organização de eventos e de divulgação técnica (confecção de relatórios, elaboração de artigos e exposições). Após a conclusão da graduação (12/2001) dei início ao mestrado (03/2002), e em 03/2004 iniciei o doutorado, ambos na área de engenharia química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde março de 2007 sou empregada da Petrobras e exerço atividades de pesquisa na área de combustíveis do Centro de Pesquisas (CENPES), no Rio de Janeiro.

Durante o período de participação no PET  foi possível aprimorar o conhecimento em algumas disciplinas da Engenharia Química, bem como participar de projetos, no qual tive a oportunidade de exercer o contato direto com a área de pesquisa. A organização e a participação em visitas técnicas à indústrias, seminários, promoção de eventos e estágios, não levaram à especialização precoce dos participantes, ajudando em uma visão ampla da área de atuação do engenheiro químico. A participação no PET possibilitou a troca de experiências com os outros integrantes mas também com os outros alunos do curso de graduação, estimulando o trabalho em grupo. A elaboração de artigos para revistas nacionais e internacionais foi de grande valia para o meu ingresso no mestrado e no doutorado. Além disto, a participação em eventos com a apresentação de trabalhos, especialmente na forma oral, ajudou no meu desenvolvimento profissional. Em suma, a participação no PET exerceu grande influencia positiva na minha atuação profissional.

0 comentários:

Postar um comentário