12 de março de 2015

Curso de Excel

O Excel é uma planilha eletrônica que se tornou uma das ferramentas indispensáveis no dia a dia do engenheiro químico, devido sua utilização na solução de problemas que exigem cálculos iterativos e repetitivos, envolvendo grande quantidade de restrições matemáticas. Dessa forma, houve um grande interesse por parte dos integrantes do grupo em conhecer e estudar as diversas funções que o software oferece. Foram pesquisados diversos materiais sobre ensino e aplicação do programa e a partir do conhecimento adquirido elaborou-se uma apostila de apoio, contendo exemplos especialmente elaborados para a área de engenharia.

Este recurso é atualizado a cada curso, de forma a buscar sempre a melhoria de sua qualidade. A transmissão do conhecimento sobre o Excel é feito por meio de cursos realizados entre os petianos, em que os próprios alunos do grupo PET se dispõem a ministrá-los.

Além disso, há aplicação desta ferramenta em várias atividades internas do grupo PET, como cronograma de atividades e fichas de avaliação, além da tentativa de inserir o uso do software nas disciplinas ofertadas pelo curso de graduação.

Possui uma carga horária média de 16 horas/aula e abrange os tópicos básicos para a utilização do programa Excel na solução de problemas de engenharia. Cada aula é coordenada por um ministrante petiano e mais um ou dois petianos atuando como monitores.

Os tópicos abordados no curso são: Introdução; Apresentação da Área de Trabalho; Pasta de Trabalho, Planilha, Linhas, Colunas, Células; Formatar de Células e Códigos de Formatação; Inserir e Formatar Linhas, Colunas e Planilhas; Formatar a Barra de Ferramentas; Fórmulas; Recortar, Copiar e Colar; Funções de Data e Hora; Funções Estatísticas e Gráficas; Ferramentas Iterativas; Utilização do Solver; Aplicação de Macros e Introdução a Programação em Visual Basic.


0 comentários:

Postar um comentário