15 de março de 2014

18 coisas que as pessoas criativas fazem diferente

criatividade se manifesta de forma misteriosa e muitas vezes paradoxal. O pensamento criativo é uma característica estável e marcante em muitas personalidades, mas ela também pode mudar de acordo com a situação e contexto.
Muitas vezes a inspiração e ideias parecem surgir do nada e depois desaparecem quando mais precisamos delas - e o pensamento criativo exige uma cognição complexa, porém totalmente distinta do processo utilizado para o pensamento.
A neurociência pinta um quadro complicado da criatividade. Atualmente, os cientistas entendem a criatividade como algo bem mais complexo do que a divisão do cérebro em hemisférios direito e esquerdo nos leva a pensar (a teoria de que o lado esquerdo do cérebro = pensamento racional e analítico e o lado direito = pensamento criativo e emocional).
Na realidade, acredita-se que a criatividade engloba vários processos cognitivos, caminhos neurais e emoções e mesmo assim não temos toda a dimensão de como a mente imaginativa funciona.
E, psicologicamente falando, pessoas com personalidade criativa são difíceis de definir, especialmente por serem complexas, paradoxais e geralmente evitarem hábitos ou rotinas.

Ainda que não exista uma personalidade criativa única, há algumas características comuns às pessoas altamente criativas. Veja quais são elas:
Elas sonham acordadas.
Elas observam tudo.
Elas trabalham no horário que é melhor para elas.
Elas separam um tempo para a solitude.
Elas conseguem transformar os obstáculos em algo bom.
Elas buscam novas experiências.
Elas aprendem com os erros.
Elas fazem as perguntas mais complexas.
Elas arriscam.
Elas encaram a vida toda como oportunidade de auto-expressão.
Elas seguem suas verdadeiras paixões.
Elas tentam pensar de forma diferente.

Elas perdem noção do tempo.
Elas vivem rodeadas de coisas belas.
Elas ligam os pontos.
Elas separam tempo para reflexão.

Leia a reportagem completa em: Exame,com

0 comentários:

Postar um comentário