9 de julho de 2016

"E O SEU ESTÁGIO?" - POLLYANNA

Hoje trazemos a vocês mais um relato de estágio! Esta é a vez da engenheira Pollyanna C. Perecim!

Em qual empresa você realizou seu estágio?
Ajinomoto do Brasil, Laranjal Paulista-SP

Missão, visão e valores da empresa? Como elas refletiram no seu trabalho?
De modo geral, a empresa tem como filosofia investir em avanços significativos nas áreas de alimentação e saúde contribuindo para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais saudável. Também visam melhorar a produtividade dos produtores agrícolas através do agronegócio e maximizar a produtividade na pecuária através dos negócios de nutrição animal. Além disso, trabalham fortemente para reduzir a emissão de CO² nas fábricas, nas operações logísticas e utilizam o conceito dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).
Essa filosofia influenciou no trabalho no sentido de despertar o interesse pela busca constante de melhorias a fim de otimizar processos, mantendo ou elevando a qualidade com custo de implantação/implementação adequado.

Comente sobre a hierarquia entre os estagiários e os outros funcionários.
Há uma hierarquia entre os funcionários e esta é claramente percebida.  Em geral, o estagiário encontra-se em uma posição intermediária e mantém contato fácil e direto com gerentes, trainees, engenheiros, operadores, etc.

Você se sentiu parte da empresa durante o seu estágio?
Sim, a empresa trata o estagiário como funcionário e também cobra responsabilidades e resultados como tal. Isso fez com que eu me sentisse parte da organização durante o período de estágio. 

Como era seu relacionamento com os operadores, funcionários e gerentes?
Em geral, o meu relacionamento com os demais funcionários foi bom e com isso consegui desenvolver os trabalhos adequadamente.

Quais habilidades foram úteis ou aprendidas durante o estágio?
A principal habilidade útil e aperfeiçoada foi o relacionamento interpessoal. Outras habilidades cobradas foram aplicar na prática o conhecimento teórico de modo assertivo, resiliência, proatividade, etc.

O que poderia ser inserido na graduação para melhoria do curso, ou que atividades extracurriculares os acadêmicos devem buscar?
Na minha opinião para melhoria do curso deveríamos ter mais projetos (trabalho) de integração de processos buscando melhorias e redução de custos, pois é o que acontece na prática. 
Como atividades extracurriculares é interessante buscar cursos voltados à sistemas de produção enxuta (Lean, Six sigma, etc).

Outro ponto interessante seria desenvolver cursos ou atividades extracurriculares voltadas à processos seletivos abordando principalmente dinâmicas e entrevistas, pois isso ajuda na preparação do aluno para iniciar no mercado de trabalho.


0 comentários:

Postar um comentário