28 de julho de 2016

"E O SEU ESTÁGIO?" - FLÁVIA

O relato de estágio dessa semana é da engenheira Flávia Vriesman.

Qual o seu nome?
Flávia G. Vriesman

Em que ano da graduação você está?
Formei em 2015

Em qual empresa você realizou seu estágio?
Ambev- cervejaria Adriática

Missão, visão e valores da empresa? Como elas refletiram no seu trabalho?
Deu certo. Eu tive afinidade com os valores da Ambev assim como Missão e Visão. Acredito que por mais difícil seja a situação de garantir um estágio você deve pensar que o mesmo é uma oportunidade de construir uma carreira. E se os teus valores pessoais não coincidirem com os da empresa, ou você sai ou acordar para trabalhar se tornará algo insuportável.

Comente sobre a hierarquia entre os estagiários e os outros funcionários.
Isso não acontecia na Ambev. Eu era tratada como funcionária. Fazia cafézinho de vez em quando (hahaha). Todas as responsabilidades que eu assumia eu era cobrada pelos resultados.

Você se sentiu parte da empresa durante o seu estágio?
Sim, muito. Como havia respondido anteriormente eu era tratada como funcionária da empresa, sejam os resultados bons ou ruins eu sempre tinha ações para realizar lá dentro, participava de reuniões e minha opinião era levada em consideração sempre que eu me manifestava. Sentir-se parte da empresa é algo que depende de nós também, da nossa afinidade com o perfil de trabalho. Como já havia falado sobre a relação de valores anteriormente.

Como era seu relacionamento com os operadores, funcionários e gerentes?
Era amigável. Eu sou uma pessoa muito curiosa em saber como as coisas funcionam e nunca, de maneira alguma eu desconsiderava os pontos de vista de qualquer pessoa. Eu sempre me colocava no lugar daquela pessoa que sabe menos (essa pessoa sempre é o estagiário, no caso). Então eu tentava aprender ao máximo (não somente a parte técnica) com todos que faziam parte da minha rotina de trabalho. E se você não dá abertura para as pessoas, não demonstra o quão elas são importantes para que as coisas fluam, para que você está ali acima de tudo para aprender com ela, um abraço! é muito difícil ter um bom relacionamento. Ê preciso ter humildade. Em vez de falar "Sou uma engenheira química me graduando na UEM", eu falava "sou estagiária, acabei de chegar. Me ensina! Quero aprender! Tenho certeza que o teu conhecimento vai me ajudar".

Quais habilidades foram úteis ou aprendidas durante o estágio?
Inteligência emocional, resiliência, ter uma boa comunicação, não ter vergonha de perguntar o que não sabe, bom relacionamento interpessoal, simpatia e empatia.

O que poderia ser inserido na graduação para melhoria do curso, ou que atividades extracurriculares os acadêmicos devem buscar?
Ferramentas: Oratória; excel (avançado); buscar fazer parte do MEJ, PET, aiche, etc; sempre ajuda; mais atividades que promovam o comportamental. O conhecimento técnico, claro, é muito importante, mas a parte de liderança, trabalhos em equipe, esse tipo de coisa, poderia ser trabalhado melhor. As vezes a pessoa é excelente tecnicamente porém perde muitas oportunidades por falta de desenvoltura.


0 comentários:

Postar um comentário