26 de janeiro de 2014

Filmes lançados em 2013 que podem ajudar em sua liderança

 Uma das características que o mundo dos negócios e muitas pessoas buscam desenvolver é a liderança. Uma forma interessante de se adquirir algumas dicas é por meio de filmes. Pedro Grawnder e Marco A. Oliveira, autores do livro "Os filmes que todo gerente deve ver", elegeram três obras lançadas que são indispensáveis para o repertório dos líderes e seu desenvolvimento.

1 "Capitão Phillips", de Paul Greengrass, com Tom Hanks
 "Capitão Phillips" conta a história real de Richard Philips, capitão do cargueiro norte-americano Maersk Alabama, que ficou refém de piratas somalis durante cinco dias, em abril de 2009. 
Ao colocar a sua própria vida em risco, Phillips salvou toda a tripulação do navio. Por esse motivo, Grawnder e Oliveira o consideram um líder muito inspirador.
Segundo eles, a narrativa expõe diversas atitudes que um líder precisa ter, como estar disposto a se sacrificar pelo bem de seus colegas e subordinados e ter consciência dos riscos ligados às suas decisões.
Para os autores, a principal lição do filme é a liderança pelo exemplo de Phillips que, mesmo em uma situação extrema, manteve-se no controle e soube fazer tudo que era possível por sua equipe.
Assista ao trailer:

2 "Jobs", de Joshua Michael Stern, com Asthon Kutcher
  Como o próprio nome indica, "Jobs" narra a vida do fundador da Apple, Steve Jobs. O filme retrata desde a sua juventude hippie até ele se tornar o presidente e cérebro de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. 
Na definição de Grawnder e Oliveira, "Jobs" é uma obra capaz de inspirar qualquer profissional a dar o melhor de si. Isso porque mostra os desafios que Steve teve durante a sua carreira e como conseguiu superá-los.
Os autores, porém, fazem um alerta: o filme faz Jobs parecer uma pessoa sem defeitos, desqualificando aqueles que não acreditaram em suas ideias.
Os dois lembram que, na vida real, ninguém é perfeito e nem atinge o sucesso se rejeitar o ponto de vista de quem discorda de suas visões de mundo. 
Assista ao trailer:

3 "Círculos de fogo", de Guilhermo del Toro, com Charlie Hunnam
  Uma série de criaturas mostruosas vindas do mar começam a travar batalhas com os humanos e, para conseguir vencê-los, a humanidade cria robôs gigantes, capazes de duelar. Essa é a história contada em "Círculo de Fogo". 
A grande mensagem que o filme transmite, na opinião de Grawnder e Oliveira, é a importância do trabalho em equipe. 
Na narrativa, pessoas de todos os cantos do mundo precisam se unir para construir os robôs. Além disso, as máquinas gigantes só funcionam quando seus pilotos trabalham em conjunto. 
Em uma das cenas de destaque do longa, o líder da organização glogal que produz os robôs faz um discurso que enfatiza o trabalho de equipe. Para os autores, o texto dito pelo personagem serve de inspiração para os líderes motivarem seu pessoal a completar um projeto desafiador. 
Assista ao trailer:


  Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário