17 de janeiro de 2014

Conheça as 5 características das boas ideias

Imagem: Shutterstock.com
O sucesso de uma ideia não depende exclusivamente da qualidade dela. Além de ser boa, é importante que essa ideia tenha algumas outras características para que ela se espalhe e seja incluída no dia a dia das pessoas. Se você quer que suas boas ideias sejam reconhecidas, confira a seguir 5 dicas para conseguir isso:
1 – Vantagem relativa
As ideias boas, no geral, possuem uma vantagem relativa, ou seja: elas trazem soluções melhores ou novos conceitos para o público. Quanto mais diferente e criativa a sua ideia, maiores são as chances dela ser bem aceita e de conquistar os outros. Portanto, boas ideias devem, no mínimo, tornar uma experiência melhor e mais eficiente comparado ao que se faz atualmente.
2 – Testes
Quanto mais fácil for para as pessoas testarem a sua ideia, mais sucesso ela irá fazer. Além disso, quanto mais pessoas entrarem em contato com as suas ideias, mais aceita ela será por outros. Um grande exemplo disso é o que alguns artistas têm feito: antes mesmo de lançar um novo álbum musical, eles disponibilizam algumas faixas gratuitas em seus sites e pedem para os fãs fazerem o download. Caso as pessoas gostem, elas podem pagar pelo CD completo. Dessa forma, o artista atrai mais pessoas para a sua obra e fideliza os verdadeiros fãs.
3 – Compatibilidade
É importante que a sua ideia seja compatível com a realidade. Por mais genial que você seja, a sua ideia deve ser baseada em normas, objetos e regras que já existem. Os inventores e artistas que não criavam coisas compatíveis com os paradigmas atuais eram considerados “à frente do seu tempo” e demoravam anos, até décadas, para serem reconhecidos.
4 – Complexidade
Boas ideias até podem ser complexas, mas é importante que você as compartilhe da forma mais simples possível. Afinal, grande parte das pessoas prefere se engajar com coisas simples, e não complexas. Traduza a sua ideia para que ela seja de fácil entendimento e, assim, seja possível atrair mais pessoas.
5 – Exposição
Quanto mais exposta a sua ideia estiver, mais fácil ela irá atingir mais pessoas. Um trabalho que pode ser facilmente observado e comentado possui chances muito maiores de ser reconhecido e atingir o sucesso. Faça com que a sua boa ideia seja bem exposta.
Fonte: CREAjr-PR

0 comentários:

Postar um comentário