14 de novembro de 2012

Projeto COCAMAR

Nesta segunda feira (12) os petianos Lucas Bonfim Rocha, Weliton Scarabotto Moor, Fernanda Yuri Nishimoto e Eduarda Avelar Silva, acompanhados pelo tutor Sergio Henrique, apresentaram o resultado final do projeto Cocamar.

A apresentação foi realizada na Cocamar, para o presidente da empresa, o vice-presidente e toda a diretoria, além dos técnicos da indústria têxtil. Foi publicada uma matéria sobre o projeto no site da Cocamar, e você pode vê-la clicando aqui.

A seguir um resumo sobre o que foi apresentado:

O algodão é uma matéria-prima destinada para diversos fins, dentre eles a indústria de fiação é a que mais se destaca na sua utilização. Porém, um dos grandes problemas encontrados nesse ramo é o teor de pegajosidade do algodão, que afeta diretamente na qualidade da fibra produzida. Buscando agregar valor ao algodão nos processos produtivos e possibilitando a detecção desse fator determinante, que é a pegajosidade, o projeto busca a análise e validação do método CHT de identificação do açúcar na pluma do algodão. A validação do método utilizado permite confiabilidade e conhecimento das propriedades intrínsecas do algodão, possibilitando melhores condições de seu uso nos processos de produção de fibra. Os métodos de validação são empregados para determinar a aceitação e características da metodologia utilizada para análise e está diretamente ligada à qualidade analítica do processo, em que os principais parâmetros estatísticos analisados são: Seletividade ou Especificidade, Exatidão, Precisão, Limite de detecção, Limite de Quantificação, Linearidade, Faixa de aplicação e Robustez.

Lucas, Weliton, Fernanda e Eduarda

0 comentários:

Postar um comentário